Homenagem ao nosso querido camarada Wolney Roberto Carvalho

10/12/2019 20:11

Hoje, dia 10 de dezembro de 2019 fomos surpreendidos com a terrível notícia do falecimento de Wolney Roberto de Carvalho, nosso amigo e colaborador do Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-mundo.

Na segunda metade dos anos noventa, Wolney graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudante ativo em questões acadêmicas e políticas da Universidade, com presença sempre extrovertida, cativante, afetiva, acolhedora e também polêmica, participou, no ano de 1999, das primeiras reuniões quinzenais conjuntas entre um grupo professores e alunos voltados a ler e debater algumas das principais obras de Fernand Braudel (Civilização Material, Economia e Capitalismo), Immanuel Wallerstein (O Moderno Sistema Mundial) e Giovanni Arrighi (O longo Século XX). Aproximou-se do pensamento marxiano e da tradição marxista. Escreveu o trabalho monográfico de conclusão de curso com algumas “Considerações acerca do capital financeiro: o caso mexicano”, orientado pelo professor Nildo D. Ouriques.

Realizou o mestrado também na mesma instituição e curso entre os anos de 2000 e 2003. Produziu uma dissertação intitulada “Uma redefinição teórica do conceito capital financeiro e sua relação com a dívida pública e com a classe trabalhadora”, sob a mesma orientação do professor Nildo, sendo defendida em 2003. No doutorado (2005-2011), agora em Sociologia Política na UFSC, dedicou-se a aprofundar na crítica da economia política e da tradição marxista, e titulou-se com a tese “Uma crítica das teorias do capital financeiro: o capital portador de juros no mais alto grau”, orientada pelo professor Idaleto M. Aued.

Wolney lecionou como professor substituto no Departamento de Economia da UFSC entre os anos de 2001 e 2002, e 2009 e 2010, e desde 2011 era professor adjunto do Curso de Ciências Econômicas do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu.

Wolney Roberto de Carvalho (1972-2019)

Em seus estudos e pesquisas dedicava-se a Economia Política e Geopolítica da América Latina e do Sistema-Mundo, a Geopolítica e História Regional da América Latina, África e Ásia, a Geopolítica e Inserção Internacional dos Países Emergentes, as Relações Sul-Sul e a estratégia dos países do BRICS, bem como ao Desenvolvimento econômico, político e territorial em contexto de integração regional na América Latina.

Lecionou diversas disciplinas tanto na UFSC como na UNILA, entre elas, Economia Política; Economia Política da América Latina; Geopolítica e Economia Política do Sistema-Mundo; Fundamentos de América Latina; Tópicos Especiais em Relações Internacionais; História Econômica Geral; História do Pensamento Econômico e Social Latino-Americano; Sociedade, Estado e Mercado; História Moderna e Contemporânea; Introdução à Economia; Política e Planejamento Econômico; Economia Internacional; Desenvolvimento econômico para Administração e Administração para o desenvolvimento econômico e ambiental.

Desenvolveu projetos de pesquisa, tais como “Concepciones y desafios del nuevo-desarrollismo latinoamericano: el caso del gobierno kirchnerista (2012-2014)”, “Considerações acerca do capital financeiro na América Latina (2012-2019)” e “Avaliação da Capacidade Tecnológica de Pequenas e Médias Empresas no Segmento de Software no Estado de Santa Catarina (1996-1998)”, e o projeto de extensão “Desmistificando a análise econômico-financeira: uma assessoria econômico-financeira à comunidade de Foz do Iguaçu – PR” (2012-2019).

Escreveu e publicou diversos artigos científicos, individual ou coletivamente, entre eles: CARVALHO, Wolney Roberto; FRIGGERI, FÉLIX PABLO. Heterogeneidad estructural y Socialismo del Buen Vivir. Polis (Santiago. Impresa), v. 1, p. 2-13, 2015; CARVALHO, Wolney Roberto. As alternativas do homem moderno em suas relações sociais: o olhar da economia política clássica, de Marx e de Weber. Ensaios FEE (Impresso), v. 36, p. 253-274, 2015; CARVALHO, Wolney Roberto; TAVARES, E. J. T. ; SILVA, N. L . ALBA: insurgência pela felicidade. Alternativa para uma Abya Yala livre e integrada. Revista de Filosofía en el Perú, v. 6, p. 131-148, 2014; CARVALHO, WOLNEY ROBERTO; FRIGGERI, FÉLIX PABLO . Desarrollo económico y/o Buen Vivir: dilema actual del latinoamericano.. Textos de Economia, v. 16, p. 117-137, 2013; CARVALHO, Wolney Roberto; CAMPANA, Sâmya. As alternativas de construção de um 'outro mundo possível': Movimentos sociais, Estado e/ou Classe Trabalhadora?. Em Debate (UFSC. Online), v. 8, p. 23, 2012; CARVALHO, Wolney Roberto. As possibilidades do desenvolvimento econômico num país de capitalismo dependente: o caso do Brasil. Textos de Economia, v. 14, p. 112, 2011; CARVALHO, Wolney Roberto; GRIGOLI, J. J. . Desenvolvimento Econômico Nacional e Direitos Humanos: possibilidades ou retórica?. Em Debate (UFSC. Online), v. 2, p. 35, 2006; CARVALHO, Wolney Roberto. A Gênese do Keynesianismo neoclássico e sua interpretação da " Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda".. Foco Econômico, Lages/SC, v. 1, p. 28-35, 2003; CARVALHO, Wolney Roberto. A indústria de software: um estudo sobre o segmento produtor de software sob encomenda. Desafio Revista de Economia e Administração, Campo Grande, MS, v. 02, n.03, p. 128-139, 2001.

Escreveu alguns capítulos de livros, tais como: CARVALHO, Wolney Roberto. As possibilidades do desenvolvimento econômico num país de capitalismo dependente. In: Clara Agustina Suárez Cruz; Gentil Corazza; Nilson Araújo de Souza. (Org.). América Latina: olhares e perspectiva. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2015, v. , p. 9-351; CARVALHO, Wolney Roberto; SOARES, I. . Práticas Corporais: construindo outros saberes em educação física. In: Ana Márcia Silva, Iara Regina Damiani. (Org.). Práticas Corporais. 1ed.Florianópolis: Nauemblu ciência & arte, 2006, v. 4, p. 119-127; OURIQUES, Nildo Domingos ; CARVALHO, Wolney Roberto ; RUTKOSKY, Márcio Moraes . A aristocracia financeira e o assalto ao Estado na América Latina. In: Alceu Conceição Ferreira; Valdir Alvim. (Org.). A trama da privatização. 1ªed.Florianópolis - SC: Editora insular, 2001, v. , p. 205-223.

Wolney participou de alguns dos Colóquios em Economia Política dos Sistemas-Mundo, e desde que conheceu as análises do Moderno Sistema-Mundo mostrou apreço pela perspectiva, e foi um estudioso ativo da mesma.  Esteve presente no XII Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-mundo (2018), apresentando, em co-autoria com Jales Dantas da Costa, o trabalho “Considerações acerca do neoliberalismo na América Latina e suas Alternativas”, trabalho esse publicado em nossos Anais e com modificações na Revista REPAM, Volume 13 n°2, de 2019.

Wolney foi um profundo crítico das atrocidades e mazelas produzidas pelo modo de produção capitalista. Atento aos rumos de Nuestra América e enérgico em irradiar “o possível e o mesmo impossível” na construção do socialismo no Brasil. Pode-se se dizer que teve uma praxis efetiva e incansável na transformação subjetiva da coletividade a que teve contatos no Brasil e mais além.

Wolney nos deixa órfãos de sua energia, de seus saberes, sua revolta, sua alegria e esperança por um mundo melhor. Familiares, amigos, professores e alunos estamos todos desolados, mas carregamos conosco o que vivemos coletivamente e o que pudemos aprender com ele. Wolney estará presente em nossos pensamentos e corações. Nossos mais sinceros sentimentos a toda a família e amigas, amigos mais próximos.

Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo