Podcasts

O EPICast é um projeto para a divulgação dos conteúdos da Disciplina de Graduação de Economia Política Internacional coordenado pelo professor Bruno Hendler do Departamento de Relações Internacionais da UFSM.

episódio 12 é a primeira de duas partes que tratam da Economia Política dos Sistemas-Mundo, ambas com o Professor de economia e relações internacionais Pedro Antonio Vieira (UFSC). Nesta primeira parte falamos sobre a vida e a obra de Immanuel Wallerstein, o criador da perspectiva e falecido em 2019, abordando temas como: os métodos de análise da EPSM, as dinâmicas de centro, periferia e semiperiferia; as influências de autores como Karl Marx e Fernand Braudel; a relação umbilical entre o sistema de estados soberanos e o capitalismo (ou antimercado); a questão da desigualdade entre gêneros, raças e também entre regiões da economia-mundo capitalista; e o impacto de Maio de 68 para a reflexão do Wallerstein.

No episódio 13, na conversa sobre a perspectiva da análise dos sistemas-mundo com o prof. Pedro Vieira falamos sobre a obra de Giovanni Arrighi. Os principais temas foram: a influência de Fernand Braudel e as diferenças do pensamento de Arrighi em relação a Immanuel Wallerstein e à obra de Marx; as sucessivas alianças entre capitalistas e Estados nacionais que sustentaram os ciclos sistêmicos de acumulação e os ciclos hegemônicos; as expansões materiais e financeiras que derrubaram e alavancaram as hegemonias mundiais; e um debate final sobre os rumos do sistema-mundo moderno diante do declínio do poder norte-americano e da ascensão da China.

No episódio 15, o declínio (ou mito do declínio) da hegemonia norte-americana, conversamos com o Jales Dantas da Costa, que é professor adjunto do Departamento de Economia da UnB. O tema gira em torno da sua dissertação de mestrado, defendida em 2005, na UFSC, que trata da possível crise da hegemonia (ou do poder) norte-americano e dos rumos do sistema internacional a partir disso. Falamos sobre algumas vertentes da Economia Política Internacional que abordam a questão, como o sistema-mundo de Immanuel Wallerstein e Giovanni Arrighi e o poder global, de José Luis Fiori. Por fim, também tratamos da questão da desigualdade e do papel do Brasil e da América Latina diante do possível declínio norte-americano e da ascensão da China.